O que é cooperativismo de crédito?

Sicredi Centro Oeste Paulista

Entenda a forma de gestão que é a realidade do Sicredi há mais de 117 anos

O cooperativismo é um sistema social e econômico que flui a partir da colaboração de pessoas.Ou seja, a colaboração entre associados que visam atingir o bem comum, uma ajuda que se dá através da cooperação e parceria.

Para entender integralmente o que é um cooperativismo de crédito, é necessário definir antes o que são alguns conceitos importantes, como cooperar, cooperativa e cooperativismo.

Cooperar significa contribuir com trabalhos, colaborar, auxiliar e atuar em grupo com um objetivo comum. Cooperativa é uma associação voluntária de pessoas que, unidas, visam satisfazer necessidades econômicas, culturais e sociais através de uma gestão democrática em uma empresa.Este modelo de negócio surgiu durante a Revolução Industrial, em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra.

O cooperativismo de crédito teve início na América Latina, em 1902, instituído pelo padre suíço Theodor Amstad, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. Foi a primeira cooperativa de crédito do Brasil e existe até hoje. Essa cooperativa faz parte do sistema Sicredi e se chama Sicredi Pioneira RS.

Hoje, quase 180 anos depois de sua criação, as cooperativascontinuam enraizando e se fortalecendo na sociedade. Elas agregam inúmeras pessoas pelo mundo com oportunidades de trabalho, promovendo o desenvolvimentoregional e projetos que geram renda e valor para a comunidade.

Existem diversos tipos de associações cooperativas.Dentre elas, estão as cooperativas de crédito, que foram criadas para proporcionar soluções financeiras conforme as necessidades dos associados. Elas são instrumentos fundamentais de incentivo do desenvolvimento econômico e social já que financiam os associados através de seus próprios ativos, mantendo os recursos das comunidades onde os próprios associados foram gerados.

A cooperativas são regidas porsete importantes princípios, necessários para um bom desenvolvimento e gerenciamento. São eles: Adesão voluntária e livre; Gestão democrática pelos membros; Participação econômica dos membros; Autonomiae independência; Educação, formação e informação; Intercooperação; E interesse pela comunidade.

A Sicredi acredita que quando todos trabalham juntos, é possível realizar os sonhos de cada um através do esforço conjunto.

Sicredi Centro Oeste Paulista, cooperar para transformar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *