União Faz a Vida

Principal iniciativa sistêmica de responsabilidade social do Sicredi

O começo de tudo

Em 1995, após perceberem que para um mundo mais cooperativo era necessário ensinar também as novas gerações, foi lançado oficialmente o programa A União Faz a Vida do Sicredi, uma nova forma de educação infantil voltada para dois princípios básicos: cooperação e cidadania. Cooperação para que os jovens, já no ensino escolar, desenvolvam projetos que possam melhorar a sociedade, suprindo os desejos das comunidades através de ações executadas em grupos com um propósito comum. Cidadania para reconhecer seus direitos e deveres colocando-os em prática, e obter o discernimento de que a cidadania se manifesta majoritariamente em uma sociedade democrática, onde todos possuem voz. Também, exercer através de valores éticos que defendem a igualdade e equidade, respeito à diversidade, liberdade e participação na vida pública.

Principal iniciativa sistêmica de responsabilidade social do Sicredi

Sendo a principal iniciativa sistêmica de responsabilidade social do Sicredi e um dos principais meios pelos quais geram valor para as comunidades onde atuam, o programa utiliza uma metodologia de ensino própria e exclusiva, onde os alunos são protagonistas no processo de aprendizagem com total apoio dos educadores, dos pais e da comunidade. O programa possui uma rede de compromisso com as pessoas que tornam esse projeto realidade. Esse grupo de idealizadores conta com Gestores, Parceiros, Apoiadores, Assessorias Pedagógicas, Crianças e Adolescentes e Educadores que desempenham seus papéis com maestria para o fortalecimento do programa.

O Projeto

O PUFV visa a prática do 5º e 7° princípio do cooperativismo: promover a educação, formação e informação; interesse pela comunidade e acreditando num futuro com cidadãos solidários, justos e empreendedores, que possam respeitar a diversidade e usem o diálogo para tomarem decisões. Em diversos estados do Brasil, entre eles Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o PUFV atingiu mais de 284 mil pessoas desde sua criação, e continua levando conhecimento e cooperativismo através da educação. Saiba mais sobre o programa no site: auniaofazavida.com.br. O Programa apresenta um longo histórico positivo no Brasil, já que está presente em mais de 1900 escolas em mais de 360 munícipios brasileiros, entre eles Dracena e Pompeia, ambos da Região Centro Oeste Paulista. Tal sucesso se deve pela total colaboração dos membros da rede de compromisso, que são os educadores, assessores pedagógicos, parceiros, gestores de escolas, apoiadores, entre outros, todos com o mesmo objetivo de transformar vidas por meio da educação.