Sicredi acredita no voluntariado como força de transformação

O Dia Internacional do Voluntário é comemorado no 5 de dezembro, data que foi escolhida com intenção de valorizar ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade em todo o mundo, conforme instituiu mundialmente a ONU (Organização das Nações Unidas), que representa ações concretas de mobilização e transformação na sociedade.

Mesmo em tempos difíceis como o da pandemia de Covid-19, que exigiu distanciamento social, o voluntariado segue firme em seus objetivos, se reinventando, inovando nas maneiras de atuar, fortalecendo cada vez mais o trabalho em rede e as conexões entre pessoas e instituições.

O Sicredi tem diferentes frentes de incentivo ao trabalho voluntário, pois sua essência é a cooperação e, no dia a dia, incentiva diferentes ações como arrecadação de alimentos, fraldas, leite, brinquedos, apoia a restauração e reestruturação de entidades filantrópicas, praças, doações, palestras de educação financeira e outras atividades com a participação voluntária de colaboradores e associados.

A cooperativa Sicredi Centro Oeste Paulista, em seus trabalhos de voluntariado, propiciou a viagem de um grupo de colaboradores e assessores pedagógicos voluntários do Sicredi à Porto Príncipe, capital do Haiti com o objetivo de fomentar educação.

Essa missão levou a metodologia do Programa A União Faz a Vida para os religiosos e professores da Institution Sacré Coeur de Jésus, que  oferece ensino e refeições diárias para mais de 270 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social. Na entidade, os haitianos ainda recebem apoio e acolhimento dentro de valores ligados a solidariedade e colaboração.

Durante a viagem, os voluntários utilizaram os materiais do Programa A União Faz a Vida, traduzidos para o francês, e trabalharam na formação dos educadores haitianos, que tiveram acesso a uma nova concepção de educação.

Comemorar o Dia do Voluntário é reconhecer e agradecer aos que se dedicam a fazer o bem ao próximo e, assim, agradecer por seus esforços. Isso ajuda a aumentar a autoestima, a confiança e amplia a vontade de seguir praticando as ações, o que é fundamental para incentivá-los a continuar no processo de transformação de uma sociedade melhor. Quer saber mais sobre voluntariado e como você pode ser um voluntário na sua cidade? Procure a agência do Sicredi mais próxima e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.