Social

A Sicredi Centro Oeste Paulista tem presença forte nas comunidades em que atua.

A Sicredi Centro Oeste Paulista tem presença forte nas comunidades em que atua. Esse é um espírito que move os negócios, em vista do bem comum e do progresso econômico e social da sociedade. O olhar comunitário da nossa instituição é expresso pelas iniciativas espalhadas pela nossa área de atuação:

Dia de Cooperar

Diversas ações em parceria com o Sescoop num movimento nacional que estimula iniciativas de voluntariado realizadas pelas cooperativas com o apoio do Sistema OCB. Na nossa cooperativa já arrecadamos fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal, fizemos doação de sangue e caminhadas. Essas iniciativas são uma resposta e adesão aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São ações que visam a sustentabilidade das comunidades e para mostrar que é possível a união da sociedade para pensar um mundo melhor, pela cooperação. O Dia C envolve escuta, planejamento e atuação direta das cooperativas para que as atividades possam ter eficácia. Nas agências, colaboradores e associados se engajam por causas que auxiliam instituições, poder público e iniciativa privada. É o cooperativismo que faz a diferença na região, propiciando desenvolvimento econômico e social. As ações ocorrem durante o ano, mas o primeiro final de semana de julho é marcado para celebrar esse trabalho social.

Circuito Sescoop de Cultura 

Levamos show musicais, teatro, cinema e oficinas para a região Centro Oeste Paulista em parceria com o Sescoop/SP. Nos nossos palcos, já figuraram artistas como Demônios da Garoa, Os Filhos dos Caras, Almir Sater e Adriana Sanchez. Em 2019, foram mais de 40 mil pessoas impactadas por espetáculos gratuitos num trabalho conjunto entre as cooperativas regionais. Em parceria com a iniciativa privada e poder público, as apresentações já chegaram a teatros, praças e eventos de renome, como o JapanFest (Marília), Festa das Cerejeiras (Garça), Festa das Nações (Garça) e aniversários de municípios. A proposta objetiva favorecer a discussão sobre a importância cultural para o crescimento da sociedade. Por isso, o Sescoop/SP e as cooperativas sempre buscam expressões culturais reconhecidas nacionalmente. Esse interesse comunitário propicia que o público participante possa, de maneira gratuita, ter acesso ao que melhor se tem em atividades artísticas. Além de levar uma atração, na maioria dos eventos realizamos campanhas de doação de materiais, a serem entregues às instituições de caridade.

Projeto Acreditadores

Premiado na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito em Cingapura, o projeto foi pioneiro na Sicredi Centro Oeste Paulista. São colaboradores voluntários que, somados a apoiadores das comunidades, desenvolvem projetos de impacto social nas cidades da nossa área de atuação. Durante esses anos de atuação, já desenvolvemos atividades como reforma de quarto de maternidade, recepção de hospital, feira de adoção, palestras temáticas, construção de espaço mulher em delegacia de polícia, construção de casas temporárias em parceria com a ONG TETO e outras atividades de promoção social. O objetivo não é ser assistencialista, mas ajudar as pessoas a pensarem no desenvolvimento local, passando pelas vias do econômico e social. Durante o ano, colaboradores e membros dos Comitês Mulher e Jovem escutam a sociedade para saber qual vai ser a atuação. A partir disso, estudam a melhor estratégia e desenvolvem um projeto que possa envolver a comunidade, associados e funcionários. Além do cunho social, as propostas também levam os princípios e valores do cooperativismo, como forma de ser o alicerce que sustente o futuro social.